quarta-feira, 16 de junho de 2010

Avalie sua pisada

Todo esporte precisa ser praticado com equipamento adequado. Na corrida não é diferente. O tênis é o principal item desse esporte e deve ser escolhido de forma cuidadosa para não causar aquela dor no pé e lesão.Mas antes de escolher o modelo do tênis, o corredor precisa conhecer os diferentes tipos de pisada. Existem três tipos de pisada:
Pisada neutra: onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
Pisada pronadora: onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
Pisada supinadora: onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
Existem diversas formas para descobrir o seu tipo de pisada. A mais simples pode ser feita em casa. Basta pegar um calçado usado e analisar a sola. A avaliação mais adequada é feita por fisioterapeutas, que avaliam atarvés de plataformas toda a força exercida no solo através da pisada e auxiliam na compra de tênis ideais e palmilhas se for necessário.

Um comentário: